Zum Inhalt springen

Chint Solar comissiona e liga o seu primeiro projeto em Portugal

11 Mai 2022

A Chint Solar terminou oficialmente a construção e comissionamento do seu parque solar de Ínsua em Portugal para a Nordic Solar, um Produtor Independente de Energia Dinamarquês (IPP). O projeto que ocupa 80 hectares e tem uma potência de 48.5 MWp fornece energia renovável para aproximadamente 26.000 casas.

O parque solar é localizado próximo de Pias, no município de Serpa, na região do Alentejo e é o primeiro projeto da Chint Solar em Portugal que operará durante 30 anos.

Tecnologia inteligente e integração com o terreno

O projeto solar tem instalado painéis solares da marca Astronergy, uma empresa do grupo Chint e estão instalados num seguidor de um eixo. Este sistema faz o seguimento do sol, permitindo um aumento eficiente na produção de eletricidade. Como resultado, a instalação consegue fornecer energia renovável para aproximadamente 26 mil casas anualmente.
O desenvolvimento do parque solar foi feito tendo em consideração uma correta adaptação ao terreno, com um mínimo impacto ambiental, respeitando as limitações existentes, a morfologia e os cursos de água, cumprindo com todos os requisitos e boas práticas.

Objetivos de descarbonização

David Osório Mota, responsável pelo desenvolvimento de negócio da Chint Solar em Portugal, comentou: “Estamos muito entusiasmados com a entrada em funcionamento do parque de Ínsua. Foi um projeto extremamente desafiante, mas que com o apoio de todas as partes envolvidas, nomeadamente da nossa equipa interna, dos nossos parceiros, do Município e dos subempreiteiros, conseguimos ultrapassar todas as dificuldades. Colocámos todos muito esforço na prossecução deste importante objetivo, que tendo sido alcançado com sucesso, nos deixa muito orgulhosos.”

Bernardo Silvestre, responsável pelo desenvolvimento de negócio da Chint Solar na Europa: “Temos que agir já no que diz respeito às alterações climáticas. O projeto de Ínsua é um marco nesse objetivo e que produzirá energia verde nas próximas décadas, contribuindo e promovendo a descarbonização da economia Portuguesa. Estamos muito entusiasmados para continuar a contribuir para um future sustentável e de energia limpa na Europa.”

Parceria de Sucesso

O parque solar de Ínsua foi desenvolvido e construído para a Nordic Solar:
“Insua foi o primeiro parque solar onde participamos ativamente na fase de construção e também por isso ficamos muito satisfeitos em ser a Chint Solar o nosso parceiro neste marco importante. A engenharia desenvolvida pela Chint permite-nos obter o rendimento máximo da radiação solar. Este projeto é muito importante para nós e para os nossos acionistas pois marca uma mudança de estratégia da Nordic Solar, mas também porque serve o propósito da comunidade em Portugal para avançar na descarbonização.” Comenta o CEO da Nordic Solar A/S, o Nikolaj Holtet Hoff.